Translate

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Leopardo Nebuloso



     O Leopardo nebuloso, Neofelis nebulosa foi classificado como vulnerável em 2008 pela IUCN ( União Internacional para a Conservação da Natureza),  e hoje é considerado regionalmente extinto em Taiwan. Ocorre no Himalaia, sudeste da Ásia e China.


       Suas pernas são curtas e forte, com grandes patas. Eles tem pernas bastantes curtas em comparação com os outros grandes felinos, mas suas patas traseiras são mais longas do que os seus membros dianteiros para permitir maior capacidade nos saltos. A pele de leopardos é de uma cor de fundo cinza escuro, em grande parte destoando por um padrão manchado escuro, preto e cinza. Há manchas pretas na cabeça e as orelhas. Essas manchas que se difundem produzem um padrão nublado originando assim o seu nome.

       Eles são muitas vezes referido como um "dente de sabre moderno", porque eles têm os maiores caninos em proporção ao seu tamanho corporal, sendo que o par de caninos superiores podem medir 4 cm ou mais, eles também têm um crânio longo e fino muito distinto, com cristas occipital e sagital bem desenvolvidos para apoiar os músculos da mandíbula ampliados.


      A caça a este leopardo é proibida em Bangladesh, China, Índia, Malásia, Myanmar, Nepal, Taiwan, Tailândia e Vietnã. Mas infelizmente a caça é regulamentada em Laos. Estas proibições, no entanto, são mal aplicadas na Índia, Malásia e Tailândia. Nos Estados Unidos, o leopardo nebuloso é listado como ameaçado sob a Lei das Espécies Ameaçadas , proibindo o comércio dos animais ou quaisquer peças ou produtos fabricados a partir deles.


    Esses belíssimos animais correm o risco de desaparecer da natureza pela a perda do seu habitat por conta do desmatamento, a caça comercial para abastecer o comércio de espécies selvagens. Peles, garras, dentes são oferecidos para decoração e roupas, ossos e carne como substituto do tigre, que também está ameaçado de extinção, em medicamentos tradicionais asiáticos e tônicos, e animais vivos para o tráfico internacional de animais.


     Em contra partida os programas de reprodução em cativeiro vêem tendo avanços, em março de 2011 três filhotes nasceram no Zoo Nashville , em junho nasceram dois filhotes no Defiance Zoo Point and Aquarium, Washington e quatro filhotes nasceram no Zoológico de Nashville em 2012. É um avanço muito grande pois pouco ainda se sabe da atividade de namoro entre eles na natureza.


Neck, Lumpy e Girl, três filhotes de leopardo nebuloso (neofelis nebulosa) que nasceram no zoológico de Khao Keow, a cerca de 100 quilômetros de Bangcoc, Tailândia.





Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Clouded_leopard#Conservation

Nenhum comentário:

Postar um comentário