Translate

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Parque Nacional Yasuní

         Segundo estudos científicos, o Parque Nacional Yasuní é a região de maior biodiversidade do mundo. Localizado na região Amazônica equatoriana, nas províncias de Orellana e Pastaza, foi declarado como parque nacional em novembro de 1979, e faz parte da Reserva da Biosfera Mundial desde 1989.


        Em 1999, parte do Parque foi declarada "Zona Intangível", por se tratar de área de grande importância biológica e cultural, sendo proibido qualquer atividade de mineração, devido o seu valor ambiental e cultural, não somente para a sua região mas para todo o mundo.

       Mas toda essa biodiversidade encontra-se ameaçada pela a possível extração de petróleo anunciada pelo governo do Equador.

        O país pede US$ 3,6 bilhões de doações internacionais para manter área do Parque intacta, valor que corresponde a metade do lucro estimado com a exploração do petróleo ao longo de 10 anos. Organizações de proteção ao meio ambiente e países principalmente europeus fizeram uma contraproposta no valor de US$ 13 milhões de dólares ao governo equatoriano, mesmo assim o presidente Rafael Correa, anunciou nesta ultima quinta-feira continuar com a iniciativa de explorar petróleo na região do Parque, assegurando que apenas 1% do parque terá poços perfurados para a extração de petróleo. 


      A constituição do país proíbe a exploração de fontes não-renováveis em área de proteção ambiental, mas permite que o presidente solicite o fim da proibição em nome dos interesses nacionais. Em defesa da extração de petróleo no parque o presidente equatoriano afirmou que estudos técnicos, econômicos e jurídicos serão realizados para fundamentar a decisão da Assembleia Nacional, onde os apoiadores de Correa são a maioria.

     Grupos de ambientalistas e comunidades indígenas criticam a decisão e defendem que o destino de Yasuní deverá ser votado em um referendo nacional.


O Yasuní detém o recorde mundial de números de várzea epífitas por parcela estudada e pelo menos 10% dessas espécies são endêmicas, é um das áreas de maior biodiversidade de aves do mundo, onde 567 espécies foram registradas, abriga cerca de 40% de todas as espécies de mamíferos na bacia amazônica, é a área de maior número registrado de herpetofauna na América do Sul, com 105 espécies de anfíbios e 83 espécies de répteis documentados, assim como uma imensa diversidade de espécies de peixes de água doce e mais de 382 100 mil espécies de insetos por hectare.


É triste saber que toda essa biodiversidade está ameaçada pela prospecção petrolífera, pelo capitalismo e pelo desenvolvimento a qualquer custo, será mesmo que um parque com tremendo potencial de diversidade de espécies não poderia gerar lucros de outras maneiras mais sustentáveis? Evitar a exploração do parque significa impedir a liberação de mais de 400 milhões de metros cúbicos de CO2 na atmosfera



 Macacos-da-noite (Aotus vociferans)

Muitos papagaios em barranco de argila no Anangu, Parque Nacional Yasuni, no Equador. Espécies vistas são Blue-headed Pionus ( Pionus menstruus ), Periquito Dusky-headed ( Aratinga weddellii ), Mealy Amazon ( Amazona farinosa ) e Amarelo-coroado Amazon ( Amazona ochrocephala )